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Os 20 erros cometidos pelas empresas na redes sociais

Vemos cada vez mais empresas entrando no mundo digital criando perfis nas redes sociais. Mas sempre nos deparamos com muitos erros cometidos pelas empresas. É preciso estar atento para corrigi-los no mesmo instante. Caso contrário os investimentos em anúncios podem se transformar em dinheiro jogado fora. Abaixo, listamos os 20 erros mais comuns que as empresas cometem nas redes.
1- Achar que vender na web é fácil
Muita gente acredita que, ao fazer um anúncio no Facebook, vai conquistar rápidas vendas. Vender é difícil em qualquer lugar, por isso é preciso encarar a venda online como um processo tão complexo quanto a venda física. A vantagem da rede social é que o anúncio é focado no público-alvo.
2- Achar que todo mundo vai comprar
É preciso delimitar o público-alvo. Mesmo um produto que pode ser comprado por todo mundo deve ser anunciado para um nicho específico. A linguagem e a rede social devem ser condizentes com este público.
3- Encarar como um “trabalho fácil”
Muita gente associa o trabalho em redes sociais com a expressão “ganhar dinheiro online”. O termo correto é “trabalhar online”, já que ganhar dinheiro requer muito esforço. Para o seu negócio ser financeiramente saudável, você precisa ter um fluxo de caixa, previsibilidade de receitas, entradas recorrentes e controle de gastos.
4- Acreditar nos antigos paradigmas de trabalho
Trabalhar online pode ser libertador quando se compreende que é possível atuar de qualquer lugar. Por isso, o trabalho com redes sociais pode durar muito menos ou muito mais que as tradicionais 40 horas semanais.
5- Manter-se apenas com um plano
O mundo online está sempre mudando, e por isso nem sempre é possível manter os mesmos planos. Faça os anúncios sempre pensando em um plano B, assim como o seu próprio negócio deve ter uma segunda opção na manga.
6- Dedicar-se parcialmente
Ter um negócio online e anunciar nas redes sociais exige dedicação total. Esquecer um anúncio ou olhar para as redes sociais apenas quando tiver tempo sobrando é uma forma muito ruim de lidar com este tipo de investimento.
7- Investir demais
Mais do que investir altas quantias em anúncios no Facebook, Google, Instagram e outras redes, é preciso ter um planejamento. É melhor investir um pouco, de forma bem planejada e para um público específico, que aplicar muito dinheiro para um público que não vai comprar seu produto ou serviço.
8- Investir de menos
Muitas vezes, o empreendedor tem esperança de que no dia seguinte vai dar certo, e continua gastando em anúncios sem ter resultado. O ideal é acompanhar diariamente o andamento de todo anúncio, mas é preciso tomar cuidado ao mudar o anúncio demais, pois às vezes se perde a capacidade de avaliar o que está funcionando ou não.
9- Ser ofensivo
Para estar nas redes sociais, é preciso se comunicar na linguagem do público e interagir sempre. No entanto, é importante que as empresas não exagerem. Acredito que vale a pena correr riscos com conteúdo ou linguagem que saia da curva, desde que não seja ofensivo.
10- Ser falso ou pouco autêntico
É preciso que toda marca tome cuidado para não ser falsa. As pessoas sabem quando a marca faz alguma coisa só para pegar carona em uma situação, por isso é preciso ser verdadeiro. Autenticidade é primordial para a imagem de um produto.
11- Achar que anúncio é máquina de fazer dinheiro
Muitos empreendedores pensam que, ao anunciar no Facebook, terão vendas automáticas. É preciso ter uma estratégia e saber o que está fazendo. Qualquer pessoa pode fazer um anúncio, mas fazer com que ele dê resultado é mais complicado.
12- Conhecer o público-alvo superficialmente
É preciso conhecer o público com mais profundidade que apenas saber faixa etária e classe social. Precisamos ir mais fundo e saber dos desejos, medos, sonhos e necessidades que podem ser atendidas pela sua comunicação, e que vão além do produto em si.
13- Não se relacionar
A rede social é feita para se relacionarem uns com os outros. Ninguém entra nas redes sociais para comprar, mas para se relacionar, e como o relacionamento faz parte da venda, ninguém compra de uma empresa ou pessoa que não conhece. É importante oferecer informações e criar um sentimento de comunidade antes de querer vender.
14- Fazer apenas “propaganda” no Facebook
Um dos maiores erros de uma marca é publicar apenas divulgação, promoções e produtos nas redes sociais. Redes sociais não são vitrines. Publique o conteúdo que seu público deseja ver e construa uma boa relação com ele.
15- Não responder aos comentários
Como a rede social foi feita para interagir com o público, é um problema muito grave quando a página não responde aos comentários e às mensagens. Não basta responder, é preciso responder o mais rápido possível, e de preferência com a informação que a pessoa busca.
16- Achar que sabe de tudo sobre as redes sociais
Lembrando que o mundo das redes sociais está sempre mudando, é preciso conhecer e estudar sempre mais. Não importa o quanto você sabe sobre anúncios e conteúdo das redes, é preciso estar atento às novidades, e também às mudanças de regras dos anúncios, por exemplo.
17- Não usar Call to Action
Todo anúncio precisa exigir alguma ação do público-alvo, o que o marketing digital chama de “call to action”. O usuário precisa clicar para ir a uma página, reservar o produto, cadastrar-se ou baixar alguma coisa, entre outras possibilidades.
18- Trabalhar com imagens sem entender do assunto
Um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma marca nas redes sociais são as imagens utilizadas. É importante ter o conhecimento da área de design, ou contratar um profissional capacitado.
19- Mentir e não dar ouvidos ao cliente
Na hora de se relacionar com o cliente, é fundamental nunca mentir e nem fingir que o cliente não tem razão. Fale sempre a verdade, mesmo que isso signifique dizer que você não sabe ou que a empresa errou. Fingir que uma reclamação não aconteceu pode acarretar em consequências graves.
20- Apenas fazer – e não analisar os resultados!
O grande segredo de se trabalhar com redes sociais é analisar os resultados, especialmente no caso de anúncios. Por isso, verifique sempre como as pessoas estão respondendo ao seu anúncio e que imagens ou conteúdo mais chama a atenção. Muitos empreendedores apenas publicam e anunciam, sem analisar ou pensar na melhor forma. É preciso fazer bem feito, e para isso é preciso analisar e pensar antes de simplesmente publicar.
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