MENU PRINCIPAL

Blog

entenda-como-os-infograficos-podem-ajudar-sua-empresa-a-atrair-clientes

Entenda como os infográficos podem ajudar sua empresa a atrair clientes

1 de dezembro de 2016

O que chama mais atenção: um bloco de texto enorme, sem elementos de diagramação, ou um texto mais curto, combinado com imagem ou ilustração? Se você conhece o ditado popular “uma imagem vale mais do que mil palavras”, então, certamente, já sabe a resposta.

Minuto a minuto, os internautas são bombardeados por informações dos mais variados assuntos e nos mais diversos canais, como redes sociais, e-mail e sites de notícias. O que as empresas que promovem esses conteúdos querem é apenas uma coisa: ganhar a atenção dos usuários.

Para isso, elas têm apostado cada vez mais em elementos visuais. Não estou dizendo aqui que a comunicação online só deve ser feita com imagens, até porque é o texto que ajuda seu site, blog ou vídeo a ser rankeado por mecanismos de buscas como o Google.

No entanto, o uso correto dessas ferramentas garante um sucesso muito maior em um ambiente tão dinâmico como a internet. Os infográficos são exemplos disso. Caracterizados por ilustrações informativas sobre um determinado tema, eles ajudam a explicar, com apoio de um texto, um assunto que não seria tão bem compreendido apenas com palavras.

Ele se torna uma isca ainda mais efetiva quando o objetivo da sua empresa é atrair e reter clientes através da presença na internet. Quer aprender como fazer isso? Então, confere as dicas que selecionamos para você!

Pesquise o máximo possível

Para divulgar qualquer tipo de informação atrativa e pertinente a regra básica é: pesquisar. Você precisa entender do assunto antes de falar. Por isso, busque conhecer o tema, reúna o máximo de dados, referências e elementos possíveis antes de qualquer coisa.

Organize o que encontrou

O segundo passo, obviamente, é organizar as informações. Você reuniu uma série de dados, mas nem todos serão aproveitados. Defina qual é o objetivo que pretende conquistar com o material e, a partir daí, classifique as informações mais relevantes para a produção do infográfico.

Faça um rascunho

Depois disso, esboce um rascunho do material a ser divulgado. Escreva os textos (da forma mais simples e objetiva possível) e imagine as imagens ou ilustrações necessárias para complementar as informações. Caso seja necessário, busque referências de outros infográficos para montar a prévia do seu material.

Invista em design

Se o objetivo é chamar a atenção pela parte visual, nada mais propício do que investir em um ÓTIMO design. Escolha imagens ou ilustrações originais e criativas, que complementem as possibilidades de interpretação do conteúdo, mas não esqueça de encontrar o equilíbrio com o texto, afinal seu material precisa ser informativo.

O que usar: templates prontos x designer?

A internet oferece diversas opções de templates prontos para infográficos, mas nada como disponibilizar um material exclusivo e personalizado para o público-alvo que você deseja atrair. Por isso, na hora de criar o material, contar com a ajuda de um designer e, ainda mais, de uma agência, é um bom investimento.

Call to action

Call to action ou “Chamada para ação”, é todo botão, imagem, banner ou texto que compõe o material e incentiva o leitor a realizar uma ação. Essa é uma maneira interessante de obter informações de contato de possíveis clientes ou direcionar o leitor para outros conteúdos pertinentes sobre a sua empresa.

Você pode, por exemplo, realizar um resumo sobre o infográfico a ser divulgado e utilizar um call to action para que os interessados realizem um cadastro para ter acesso ao material ou ainda, ao final do conteúdo, utilizar o botão para que o leitor converta em alguma oferta.

  • Endereço

    Av. Viena Weyne, 720-A Lago Jacarey - CEP 60822-180
    Fortaleza - Ceará - Brasil
  • Atendimento

    + 55 (85) 3271.4723
    contato@e-deas.com.br
  • Associada a:

    Acadi - Associação Cearense de Agentes Digitais
  • CDL Jovem Fortaleza